Afiadas

Cinco amigas cheias de criatividade e pontos de vista diferentes.

Parto Normal x Cesárea: Parte 1

luvas boxe

Estando grávida, é inevitável se envolver com questões relativas à maternidade. Também é de se esperar que algumas sejam mais polêmicas que outras. O que eu não imaginava era que o debate sobre o que é melhor, parto normal ou cesárea, era quase infindável e, menos ainda, que tantas pessoas se sentissem no direito de se meter na gravidez alheia.

A surpresa sobre o tamanho da discussão se deve a um raciocínio de extrema simplicidade: na minha cabeça leiga, todo parto era normal, salvo se houvesse indicação médica. Ou seja, não haveria tanto o que se pensar, a natureza já se encarregou de traçar o caminho e caberia aos médicos corrigir as eventuais “falhas de percurso”. Doce ilusão… O buraco é beeeeeem mais embaixo, mas vou deixar isso para um outro momento.

Então, de repente, não mais que de repente, descobri que TODO MUNDO tem uma opinião sobre o que é melhor, parto normal ou cesárea. Mais: boa parte das pessoas tem uma certeza absoluta e se entende profundo conhecedor, mesmo que nunca tenha posto os pés numa faculdade de medicina. Piora: boa parte das pessoas se acha no direito de convencer a primeira grávida que vir pela frente do que pensa.

Vocês, não grávidos, podem entender o quão inadequado é esse comportamento?

Em primeiro lugar, se a pessoa não é médica, enfermeira, doula, estudioso do assunto, o que a credencia a dar opinião? Os partos e cesáreas que ela teve? Os partos e cesáreas que a irmã, tia, prima, mãe, amiga, vizinha ou sei lá quem teve? Então, fica a dica: se alguém se interessar na sua experiência, esse alguém vai perguntar. Se não perguntar, é porque não interessa, ok? Mesmo que a sua mãe/tia/prima/amiga/irmã/vizinha tenha quase morrido (de dor ou literalmente). Aliás, a última coisa que uma grávida precisa é ouvir relatos trágicos. Esse é período muito delicado, em que milhões de dúvidas e medos surgem.

Resumindo: se você não tem nada de bom para dizer, não diga nada. Se sua opinião ou vivência for importante, ela será solicitada.

Escrito e publicado por Letícia

***Se você possui os direitos autorais sobre qualquer imagem e deseja que elas sejam removidas deste blog, por favor, entre em contato.***

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em 14 de maio de 2015 por em Desabafo, Ponto de Vista.
%d blogueiros gostam disto: