Afiadas

Cinco amigas cheias de criatividade e pontos de vista diferentes.

Dica Afiada de Filme: O Abutre

o abutre

Eu gosto de cinema, gosto muito de cinema. Mas, ultimamente, tenho achado quase um desafio encontrar um bom filme em cartaz. Consequentemente… topo assistir até filme ruim. Pois bem, durante o recesso de fim de ano, meu marido e eu fomos, desavisadamente, ao cinema e, chegando lá, o que encontramos? Blockbusters, comédias nacionais vindas direto da TV e desenhos. No meio desse cenário desolador, duas opções: “O Abutre” e “As Duas Faces de Janeiro”.

Costumo acompanhar os lançamentos e, normalmente, conheço a sinopse dos filmes e a repercussão da crítica nacional. Nesse dia, contudo, não sei exatamente o porquê (talvez a correria do Natal), eu não tinha nenhuma noção sequer do que os filmes se tratavam. Minha única ferramenta era a incrível resenha do aplicativo do Ingresso.com. Olha como é ótima:

“No suspense eletrizante “O Abutre”, JakeGyllenhaal interpreta Lou Bloom, um jovem determinado e desesperado por trabalho que descobre, quase por acaso, o mundo em alta velocidade do jornalismo sensacionalista. Ao encontrar equipes de filmagem freelances à caça de acidentes, incêndios, assassinatos e outras desgraças, Lou entra no reino perigoso e predatório dos nightcrawlings – as minhocas que só saem da terra à noite, e começa a dar seus primeiros passos como cinegrafista de noticiários de TV. Com direção de Dan Gilroy, o roteirista dos sucessos, “Tudo Por Dinheiro”, “Gigantes de Aço” e “O Legado Bourne”, O Abutre traz no elenco Rene Russo (“Thor”), Bill Paxton (“No Limite do Amanhã”), Riz Ahmed (“O Príncipe do Deserto”).”

Solução mágica encontrada por mim e por meu marido: cara ou coroa. Cara, veríamos As Duas Faces de Janeiro. Coroa, veríamos O Abutre. E, assim, minha moedinha de 50 centavos determinou que fossemos assistir O Abutre. Conto isso, porque, em condições normais de temperatura e pressão, não escolheria ver um filme com esse nome e essa sinopse. Vamos combinar que ambos levam a crer que será uma história de ação mal contada.

E o que encontrei? Um filmaço com um ator que eu não conhecia! Sim, você não conhece Jake Gyllenhaal até ver esse filme. Você pode ter visto todos os trabalhos dele que você não sabe nada até essa atuação. Em uma palavra? Perfeito.

o abutre 2

Por incrível que pareça, não é um filme de ação, é a história de um homem, Lou Bloom, interpretado genialmente por Jake Gyllenhaal. A cada minuto, ficamos mais e mais próximos de Lou, e acompanhamos seus pensamentos (nem sempre explícitos), vemos como ele se transforma, como ele passa a ser mais ele. O trabalho do ator é tão fenomenal que a fisionomia dele é outra, o olhar é diferente. Aí, a lista de candidatos ao Oscar de melhor ator não tem o nome de Jake Gyllenhaal!

Oi?

Não é um filme fácil, é assustador e não no sentido “filme de terror”. Sinceramente, não entendi a exclusão de Jake Gyllenhaal, e, se eu tivesse que apostar, diria que houve uma desagradável identificação da Academia com o filme…

Teorias conspiratórias a parte, o filme é do intérprete e é bom porque é dele. Afinal, quando temos a história de como um homem se encontra ao achar uma profissão com que se identifica, que permite o afloramento de suas características mais essenciais, ainda que questionáveis, o ator principal tem que dominar o filme. E é isso que acontece.

É pesado, é forte, é inebriante, é imperdível. Não vou adiantar muito, pois quero que vocês vejam e acompanhem esse processo de Lou Bloom sendo cada vez mais Lou Bloom, cada vez mais senhor de si. Na verdade, eu adoraria ter ido assistir sem nem ter lido a sinopse.

E agora minha lista de “incríveis atores que merecem todos os prêmios do mundo” tem um terceiro item!

Escrito e publicado por Letícia

***Se você possui os direitos autorais sobre qualquer imagem e deseja que elas sejam removidas deste blog, por favor entre em contato.***

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em 16 de janeiro de 2015 por em Cultura, Dica Afiada.
%d blogueiros gostam disto: