Afiadas

Cinco amigas cheias de criatividade e pontos de vista diferentes.

Receitas de Natal

receitas de natal foto

Eu não sou uma pessoa que curte trabalhos domésticos, mas sempre gostei de fazer algumas coisas na cozinha. Quem ouve isso acha que é piada, afinal eu sou péssima dona de casa (aliás, deixo bem claro que eu não sou dona de casa, ou, se sou, meu marido também é dono de casa). Cozinhar é algo que aprendi com meu pai quando era bem novinha. O primeiro prato foi omelete e, até hoje, acho que nunca provei um omelete tão gostoso quanto os que meu pai e eu preparamos. Também aprendi algumas coisas com a minha avó, que, além de ter tantos talentos, é excelente cozinheira. Não é que eu seja cozinheira de mão cheia, mas os pratos que sei fazer, faço direitinho.

Esse ano eu decidi que iria preparar uma ceia de Natal só para meu marido, meu filho e eu. Depois eu conto como ficou, mas tenho certeza de duas coisas. Primeiro, que vai ter comida suficiente para alimentar uma pequena cidade (eu sou exagerada nas proporções, puxei isso da minha avó e do meu pai). E, segundo, que a comida vai ser light, já que meu marido só come coisas saudáveis, quer dizer, com farinha integral, com pouca ou nenhuma manteiga, sem óleo etc. Então, se não ficar gostoso, posso culpar os critérios estabelecidos por ele.

Existem dois acompanhamentos natalinos que aprendi a fazer com a minha avó. São deliciosos, seguem o critério saudável que mencionei acima e são fáceis de fazer. E, aproveitando que hoje é véspera de Natal, quis compartilhar as receitas com vocês:

Purê de castanha

Ingredientes:

  • 1kg de castanha portuguesa graúda
  • 1 colher de chá de manteiga*
  • 1 fio de azeite
  • Noz moscada

* = é importante que seja manteiga de verdade. Invista em uma de excelente qualidade porque vai fazer toda a diferença e depois você pode guardar para degustar em outras ocasiões, afinal, manteiga é sempre bem vindo.

Modo de preparo

Cozinhe as castanhas (com casca). O tempo varia muito de acordo com o tamanho das castanhas e temperatura, mas, no geral, 1 hora é o suficiente. Não use panela de pressão.

Retire as castanhas da água e descasque-as.

Bata elas no liquidificador. Quem gostar do purê com “pedacinhos” deve usar uma velocidade baixa. Eu gosto bem batido, então uso uma velocidade acelerada.

Coloque o purê numa tigela, adicione a manteiga (que deve estar amolecida) e misture bem.

Antes de servir, rale a noz moscada em cima do purê e adicione o fio de azeite. Azeite frio é bem mais saudável e, por isso, deixo por último.

 

 

Purê de maça

 

Ingredientes:

  • 1 kg de maça
  • Cravo
  • Canela
  • Gengibre
  • 1 colher de chá de mel*

Modo de preparo

Descasque e pique as maças. Ferva água e cozinhe as maças. O tempo varia muito, então é melhor observas as maças e tirá-las do fogo quando elas estiverem bem macias.

Bata as maças cozidas no liquidificador.

Aqueça o mel no microondas (30 segundos bastam).

Tire as maças e coloque numa tigela. Adicione o mel e misture bem.

Adicione o cravo, canela e gengibre a gosto. Eu gosto de colocar uma colher de chá de cada, mas isso realmente depende do gosto de cada um. Misture bem.

Ao servir, você pode optar por usar uma casca da maça ou palitos de canela para decorar o purê. Fica lindo!

* = é importante que seja mel de verdade. Não use melaço ou aqueles méis de baixa qualidade, cheios de açúcar refinado.

Escrito e publicado por Fernanda Cecília

***Se você possui os direitos autorais sobre qualquer imagem e deseja que elas sejam removidas deste blog, por favor entre em contato.***

Deixe um comentário

Informação

Publicado em 24 de dezembro de 2014 por em Dica Afiada.
