Afiadas

Cinco amigas cheias de criatividade e pontos de vista diferentes.

Agradecer

obrigada

Acho que a maioria de vocês deve saber que hoje é Dia de Ação de Graças. Comemorado, principalmente nos EUA e no Canadá, esse dia é dedicado a agradecer pelas bênçãos e benesses que recebemos ao longo do ano. O principal objetivo, acredito eu – corrijam-me caso eu esteja errada – é agradecer a Deus ou ao transcendente em que cada um crê.

Por coincidência, essa semana, saí em busca de um presente para agradecer uma pessoa especial. Ela me deu três livros raríssimos que eu não conseguia encontrar nem mesmo em sebos, e olha que fiz uma extensa pesquisa. Fiquei feliz e grata por aquele gesto e senti a necessidade de demonstrar isso.

Pois bem, comprado o presente, fui em busca de um cartão (vergonhosamente, ainda não segui o conselho da Fernanda Cecília). Cheguei em uma grande papelaria e perguntei por cartões mais simples. A atendente me indicou um daqueles mostradores que giram no próprio eixo e disse: Esses aqui têm apenas uma palavra na frente e dentro não tem nada. Pensei que seria fácil, bastaria achar o cartão que tivesse a palavra “obrigado”.

Não foi fácil. Entre “Te Adoro”, “Te Amo”, “Mãe”, “Sucesso”, “Felicidades”, “Feliz Aniversário”, não havia nenhum “Obrigado”. Perguntei, então, se havia algum no estoque. Eis a resposta: Ih, moça, com “Obrigado” nunca recebemos nenhum não.

Oi?!

Fiquei um tanto quanto chocada. Entendo perfeitamente a necessidade das pessoas declararem seu amor, exprimirem seus bons votos e se fazerem presentes nos aniversários, mas e agradecer?

Quando foi a última fez que você fez um agradecimento sincero? Até no cotidiano, o ato de agradecer vem ficado cada vez mais mecânico. Se alguém pega uma moeda sua que caiu ou segura a porta do elevador, na maioria das vezes, o “obrigada” é mecânico.  Sinceramente, uma palavra resmungada entre os dentes não é agradecimento nenhum.

Para expressar sua gratidão por essas pequenas delicadezas do dia-a-dia, é preciso olhar a pessoa no olho, sorrir e dizer claramente: Obrigada. Pode parecer bobagem, mas faz toda diferença para quem ouve. Uma palavra pode significar um verdadeiro agradecimento ou raiva, mas quando sinalizamos com todo nosso corpo, a gratidão é demonstrada em sua plenitude.

Pensando nisso, lembrei de uma conversa que tive há muitos anos e em que argumentei que a virtude mais escassa no planeta era gratidão. Conheço muitas pessoas honestas, boas, carinhosas, inteligentes, engajadas, solidárias, etc. Mas conheço muito poucas pessoas gratas.

Façamos um exercício: quando foi a última vez que você expressou sua gratidão? Quando foi a última vez que você fez questão de registrar o quão grata(o) você estava?

A verdade é que agradecer é um ato raro, agradecer sinceramente e deixar isso registrado num cartão, email ou dedicatória de livro é ainda mais raro. E isso não é ruim só para pessoa que deixa de receber o agradecimento, isso é pior ainda para quem deixa de agradecer.

Por isso, hoje, convido vocês a fazerem uma reflexão sobre quem merece um agradecimento e deixou de receber. Se alguém aparecer na sua mente, faça um agradecimento, você vai ver como é bom.

E eu vou começar agora: Obrigada minhas amigas companheiras de blog pelo carinho e paciência com meus furos e por sempre me estimularem a escrever mais e melhor. Obrigada cada uma das leitoras e cada um dos leitores por nos visitarem e se interessarem pelo que temos a dizer.

Adoro escrever para nosso cantinho virtual e fico muito feliz de saber que estou a lado de mulheres tão especiais e que temos leitores queridos dispostos a nos conhecer.

Escrito e publicado por Letícia

***Se você possui os direitos autorais sobre qualquer imagem e deseja que elas sejam removidas deste blog, por favor entre em contato.***

2 comentários em “Agradecer

  1. Mario Nicoll Simões
    27 de novembro de 2014

    Obrigado pelo texto.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Fernanda Cecília
    28 de novembro de 2014

    Lê, obrigada pelo lindo texto e por todo o carinho que você tem para comigo! Tenho certeza que falo em nome das demais Afiadas quando digo que é muito gostoso dividir esse espaço com você e com nossas leitoras! Beijos!!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Informação

Publicado em 27 de novembro de 2014 por em Desabafo.
