Afiadas

Cinco amigas cheias de criatividade e pontos de vista diferentes.

Você viu o bom senso por aí?

1_Bussola-de-Agulha-

A Fernanda Cecília nos ensina uma série de normas de etiqueta aqui no blog, o que acho ótimo. Algumas eu conhecia, outras eu aprendi e sempre as leio no intuito de me aprimorar. Mas, de todas as dicas, a mais importante foi essa aqui. De nada adianta saber o momento de colocar o guardanapo no colo ou não cortar o pão com faca à mesa, se você sinaliza a falha alheia ou é agressiva.

Infelizmente, as pessoas parecem muito mais preocupadas com essas pequenas (e importantes) regras do que com o maior valor da boa convivência: ser agradável, tolerante com as diferenças e respeitar o outro. Acho, sinceramente, que não há nada mais importante do que receber ou ser recebido com um sorriso no rosto, dar um elogio sincero e ouvir com atenção sua companhia.

O que tenho visto com mais frequência é justamente o respeito à quantidade de vinho na taça aliada à uma ofensa velada ou um olhar de reprovação. E isso me assusta. Sinto que estamos perdendo o bom senso. Na maioria das vezes, não precisamos memorizar normas de etiquetas, mas sermos razoáveis.

Se você não se sentiria à vontade respondendo uma determinada pergunta, por que se sente à vontade a fazendo? Se você não teria coragem de xingar seu amigo de quinze nomes horrorosos em razão de seu voto, por que o faz nas redes sociais? Se você não gostaria que compartilhassem mentiras a seu respeito, por que o faz quando a vítima é uma pessoa pública?

O bom senso é uma espécie de bússola interna que diz qual é a direção mais adequada socialmente. Não sei ao certo o que aconteceu, mas tenho a impressão de que as pessoas deixaram de consultar esse instrumento nato… É tanta agressividade e um desejo tão grande de se autoafirmar através da diminuição dos outros que me impressiono.

Então, além do, já famoso, “mais amor por favor”, peço “mais bom senso por favor”! Não precisa me amar, basta me respeitar.

Escrito e publicado por Letícia

***Se você possui os direitos autorais sobre qualquer imagem e deseja que elas sejam removidas deste blog, por favor entre em contato.***

2 comentários em “Você viu o bom senso por aí?

  1. Christina
    10 de novembro de 2014

    Lê, é muito bom ler um texto como este que resgata o que realmente importa. E o que importa é o encontro, é saborear a bebida… Acho que não é só o bom senso que anda sumido. Bj

    Curtir

  2. Letícia
    10 de novembro de 2014

    Claro!! Muitas outras coisas estão em extinção…

    Curtir

Deixe um comentário

Informação

Publicado em 6 de novembro de 2014 por em Desabafo.
