Afiadas

Cinco amigas cheias de criatividade e pontos de vista diferentes.

Casa Daros

Casa_Daros_vista_de_arriba._Casa_Daros_esta_ubicada_en_el_barrio_de_Botafogo_foto_Jaqueline_Felix_Imagens_do_Povo

No dia dos professores, levei a minha filha para conhecer o local em que estudei por treze anos da minha vida. Foi lá que fiz meus primeiros amigos, que aprendi a ler, que me emocionei pela primeira vez, que fiz minha primeira comunhão, que machuquei meu joelho esquerdo e carrego a cicatriz até hoje (ahh Raphael Lima, eu vi você colocando o pé para eu tropeçar mas eu estava correndo tão rápido que não deu tempo de desviar), dentre tantos outros acontecimentos que contribuíram para a formação do ser que eu sou hoje.

A escola agora é um museu. Um museu lindo chamado Casa Daros (http://www.casadaros.net/index_rio.php?i=1135). Num primeiro momento, você tem uma mistura de sentimentos ao se deparar com a escadaria daquele casarão que foi construído em 1866: um pedaço seu se enche de alegria e inúmeras memórias começam a vir à tona, por outro lado dá um aperto por não encontrar mais as coisas como eram antes.

Minha filha estava muito empolgada em conhecer o museu e ficou maravilhada em ver a exposição do ilusionismo, o amplo pátio que se abriu nas áreas onde antes eu passava meu recreio e aprendia a nadar. A lojinha – e eu adoro lojinha de lembrancinhas – também é uma graça e aproveitamos para comprar um livro sobre história da arte para crianças. A cada passo que eu dava por aqueles corredores enormes de janelas e portas amplas, eu revivia dentro de mim toda uma trajetória de vida.

Dividir isso com a minha florzinha foi um prazer enorme. Ela não cansava de repetir:

“Mamãe, você estudou em um museu!”

Na verdade, por mais histórico que o prédio fosse, o local ainda não era oficialmente um museu. Quando penso que o prédio que abrigou a minha escola se transformou em um museu, eu acredito que tomou o melhor caminho que poderia tomar: por muitos e muitos anos, ainda vai enriquecer a vida cultural de cada um dos visitantes com suas belas exposições.

Foi uma tarde muito gostosa e terminamos nosso passeio na biblioteca que não mais fica no térreo e sim no terceiro andar, cheia de recursos modernos e uma infinidade de livros para crianças em um espaço inteirinho dedicado a elas. Saí dali com a sensação de que por mais que tudo esteja diferente, nada mudou: cada espaço, cada memória, cada feira de ciências, cada festa da escola, cada professora (e professor) e funcionário que cruzaram meu caminho continuam vivos dentro do meu coração, para sempre.

PS: às quartas-feiras a entrada é gratuita. Aproveite para conhecer! Você não vai se arrepender do passeio.

Cyn
***Se você possui os direitos autorais sobre qualquer imagem e deseja que elas sejam removidas deste blog, por favor, entre em contato.***

Um comentário em “Casa Daros

  1. Fabiana
    6 de novembro de 2014

    Q legal, Cyn! Não sabia que ali era uma escola antes! Acho esse lugar incrível! Bjos, Fabi.

    Curtir

Deixe um comentário

Informação

Publicado em 4 de novembro de 2014 por em Ponto de Vista.
