Afiadas

Cinco amigas cheias de criatividade e pontos de vista diferentes.

Os Melhores (e Piores) Livros de 2014… até agora, pelo menos

ilovebooks2

Meu maior vício é ler. Mais do que chocolate, mais do que vinho, mais do que compras. E quem me conhece sabe que eu sou muito viciada nessas três coisas.

Até 2010, meu programa favorito era ir à livrarias e, assim como nossa Autora Afiada, Letícia, eu fazia uma espécie de dança do acasalamento antes de comprar um livro. Como muitos dos livros que eu queria ler eram lançados primeiro em inglês (e eu não tinha a menor paciência para esperar as eventuais traduções), eu era cliente assídua da Jammer Books do Gávea Trade Center (especializada em livros nos idiomas originais). Eu era convencida de que eu sustentava o lugar porque comprava tantos e tantos livros lá todo mês e, em todas minhas visitas, nunca vi outro cliente dentro da livraria.

Mas aí veio o iPad e, com essa maravilha tecnológica, eu ganhei a maior livraria do mundo dentro de um aparelho leve, prático e com bateria duradoura. Eu passei a comprar livros do conforto do meu sofá, a qualquer hora do dia ou da noite. Melhor invenção do mundo!

Não sei se é coincidência, mas a Jammer fechou. Eu ainda vou à livrarias, mas só quando quero um livro físico por algum motivo prático.

E, foi pensando nesse vício, que eu resolvi reunir os melhores livros de 2014, bem, os melhores até agora. Confira abaixo minha lista com categorias e as notas de cada um em Moedas Afiadas.

1. Deliciosamente viciantes

 O único defeito desses livros é que não dá para fazer mais nada a não ser lê-los. O conteúdo literário deles não é fenomenal, mas eles têm a capacidade de entreter e de nos fazer refletir. Ideais para ler na praia, durante uma viagem com a família ou em qualquer outra situação.

A. Big Little Lies (Liane Moriarty)

Essa autora chegou para competir com nomes de peso do gênero, como Emily Giffin e Lauren Weisberger. O livro é a coisa mais viciante do mundo! Não dá para parar de ler! Se você é do tipo que não consegue dormir em avião e tem uma viagem longa programada, leia esse livro e você nem irá sentir o voo. Os outros livros dela também são ótimos (já li todos). Meu favorito de todos os tempo é The Husband’s Secret.

Em português: Na nossa língua pátria, o título é “O Segredo do Meu Marido” e essa versão está disponível nas principais livrarias do Brasil. Pesquisei e não encontrei versões na língua portuguesa dos demais livros dela (o “Big Little Lies” certamente será traduzido porque se tornou um best-seller, mas ainda deve demorar alguns meses). Como a escrita dela é bem leve e fácil, ler a versão original pode ser uma excelente oportunidade de praticar o inglês.

Nota: 5 Moedas Afiadas

Moedas Afiadas (cinco)

B. The Consequences (Colette Freedman)

É a continuação do “The Affair” (que também é ótimo). Obviamente, recomendo a leitura do “The Affair” primeiro, mas os dois livros são como M&Ms, você vai devorar tudo rapidinho.

Em português: Infelizmente, não parece existir versão em português de nenhum dos dois livros, o que é, na minha opinião, uma tremenda mancada das editoras. Os livros não estavam no topo da lista dos best-sellers nos Estados Unidos, mas a história é universal e muito divertida.

Nota: 4 Moedas Afiadas

Moedas Afiadas (quatro)

2. As Melhores Surpresas

Não conhecia esses autores e comecei a ler esses livros porque a descrição deles me interessou. Eu sempre começo lendo uma amostra (mais uma vantagem incrível do iPad, podemos ler amostras gratuitas de qualquer livro) e essas prenderam minha atenção. Esses livros foram inesperadamente inteligentes e originais. Saboreie com calma porque são livros ricos.

A. The Girl With All the Gifts (M. R. Carey)

O livro surgiu a partir de um conto chamado “Iphigenia in Aulis” escrito pelo autor britânico. O mais interessante do livro é que, na medida em que nossas perguntas sobre a história são respondidas, novas dúvidas, ainda mais interessantes, surgem. O livro nos mantém em suspense até a última página.

Em português: Embora ainda não pareça existir versão na língua portuguesa desse livro, acredito que seja simplesmente porque se trata de lançamento recente nos Estados Unidos.

Nota: 4 Moedas Afiadas

Moedas Afiadas (quatro)

B. The Book of Unknown Americans (Cristina Henríquez)

Agoniante, mas de uma forma positiva. Explico: o livro é tão bem escrito que eu sentia como se os personagens fossem meus amigos e minha família. E, por isso, me envolvi na história. Daí o adjetivo, “agoniante”.

Em português: Embora ainda não pareça existir versão na língua portuguesa desse livro, acredito que seja simplesmente porque se trata de lançamento recente nos Estados Unidos.

Nota: 4.5 Moedas Afiadas

Moedas Afiadas (quatro e meio)

C. One Plus One (Jojo Moyes)

Apesar dela ser um autora famosa, eu nunca tinha lido um livro sequer da Jojo Moyes. Confesso que sempre achei as capas muito gritantes e imaginava que os livros seriam bobos. Graças a Deus não me prendi a esse preconceito e li One Plus One. O livro conta uma história aparentemente comum, mas de uma forma tão intuitiva e profunda. Adorei!

Em português: Embora ainda não pareça existir versão na língua portuguesa desse livro, acredito que seja simplesmente porque se trata de lançamento recente nos Estados Unidos. Além disso, outros títulos dessa autora foram traduzidos para o português e estão disponíveis nas principais livrarias do país.

Nota: 5 Moedas Afiadas

Moedas Afiadas (cinco)

3. Práticos, Úteis e Brilhantes

A. Think Like a Freak (Steven D. Levitt e Stephen J. Dubner)

Esse eu não li, mas sim ouvi (audiobook). Eu sou fã dos podcasts e do primeiro livro (Freakonomics). É tão encorajador e refrescante ouvir pessoas que pensam fora da caixa e que não tem medo de desafiar as verdades pré-estabelecidas ao simplesmente formular perguntas diferentes. Apesar dos autores serem gênios, o tom é despretensioso e humilde.

Em português: Embora ainda não pareça existir versão na língua portuguesa desse livro, acredito que seja simplesmente porque se trata de lançamento recente nos Estados Unidos. Além disso, outros títulos desses autores foram traduzidos para o português e estão disponíveis nas principais livrarias do país.

Nota: 4.5 Moedas Afiadas

Moedas Afiadas (quatro e meio)

B. How Not to Be Wrong (Jordan Ellenberg)

Esse foi tão bom que mereceu seu próprio post! Confiram aqui.

Nota: 4 Moedas Afiadas

Moedas Afiadas (quatro)

***

Infelizmente, nem todos os livros que li até agora foram bons. Comecei a ler os livros listados abaixo com altas expectativas e me decepcionei. Evitem a todo custo!

1. Chestnut Street (Maeve Binchy)

Com todo respeito à falecida Sra. Binchy, não vejo como alguém que escreveu livros brilhantes – como A Week in Winter– pode ter escrito esse livro tão entediante. Excelente para curar noites de insônia!

Em português: Embora ainda não pareça existir versão na língua portuguesa desse livro, outros títulos dessa autora foram traduzidos para o português e estão disponíveis nas principais livrarias do país.

Nota: 1 Moeda Afiada

Moedas Afiadas (uma)

2. All Fall Down (Jennifer Weiner) 

A Jennifer é mestre em escrever livros água com açúcar, excelentes para escapar dos problemas do dia a dia e rir (e às vezes chorar) um pouco. Mas esse último livro dela era previsível – mesmo levando em consideração o gênero leve e despretensioso que é o chicklit – a ponto de ser chato.

Em português: Embora ainda não pareça existir versão na língua portuguesa desse livro, acredito que seja simplesmente porque se trata de lançamento recente nos Estados Unidos. Além disso, outros títulos dessa autora foram traduzidos para o português e estão disponíveis nas principais livrarias do país.

Nota: 1.5 Moedas Afiadas

Moedas Afiadas (uma e meia)

3. The One and Only (Emily Giffin)

Por que, Emily? Por que? Logo você, que escreve os melhores livros… Você escreveu Baby Proof, oras bolas! Chato, sem história e levemente perturbante. Podem ler qualquer outro livro dela porque são deliciosamente viciantes, mas não leiam esse.

Em português: Embora ainda não pareça existir versão na língua portuguesa desse livro, acredito que seja simplesmente porque se trata de lançamento recente nos Estados Unidos. Além disso, outros títulos dessa autora foram traduzidos para o português e estão disponíveis nas principais livrarias do país.

Nota: 2 Moedas Afiadas

Moedas Afiadas (duas)

Um comentário em “Os Melhores (e Piores) Livros de 2014… até agora, pelo menos

  1. Anna
    24 de setembro de 2014

    Loves it! Nunca li o Big Little Lies. Vou pegar hoje.

    Curtir

Deixe um comentário

Informação

Publicado em 24 de setembro de 2014 por em Dica Afiada.
