Afiadas

Cinco amigas cheias de criatividade e pontos de vista diferentes.

Filhos & Vida Social

photo (1)

“Maternindade: quando sair uma noite requer mais planejamento que os preparativos de um casamento.”

Era aniversário de quatro anos de uma amiguinha da minha filha. Todas as mães e pais presentes levaram seus filhos para se divertirem. O tema da festa era a febre do momento: Frozen. Estava tudo muito bem decorado e a comida deliciosa. As crianças se dividiam brincando tanto no pula-pula como com as recreadoras. O clima da festa estava maravilhoso: alegre, cheio de energia e era possível sentir que os pais escolheram tudo com muito carinho.
Eu me acomodei em uma mesa com as outras mães enquanto minha filha corria com sua amiguinha para lá e para cá. E foi quando eu suspirei:

– “Minha filha tem uma vida social melhor que a minha.”

Todas riram! E concordaram, dizendo:

– “Sempre falo isso em casa!”

Ficamos debatendo sobre todas as mudanças que enfrentamos depois da chegada das crianças. Algumas mães, a mesa, tinham até dois filhos. Então, as que tem só um filho, como eu, questionaram: “como vocês dão conta?” A maioria das mães com mais de um filho, que estavam a mesa, são mães em tempo integral. Algumas vieram de outro estado e narraram a dificuldade de criar os filhos longe de parentes que pudessem dar aquele suporte ou uma espiadinha para que elas e seus respectivos maridos pudessem ter uma noite para jantar tranquilamente ou uma ida, romântica, ao cinema.

Comentamos sobre ter ou não ter babá, colocar o filho na escola em tempo integral ou não, a terrível hora da alimentação – seja em casa ou no restaurante, quando dificilmente a criança fica parada – o uso dos tablets para ter uma refeição tranquila, as birras, malcriações e castigos. Como foi tranquilizante ter aquela conversa com as outras mães e perceber que eu não sou a única que, muitas vezes, não consigo ter uma noite romântica ou almoçar com tranquilidade. Todas estávamos ali, praticamente, no mesmo barco. Por mais diferentes que nossos filhos sejam, temos os mesmos questionamentos, medos e dificuldades.

Você, que ainda não é mãe, pode ficar horas imaginando como será quando esse momento chegar. Mas acredite, nada será como você imagina. Só na hora que você receber aquele bebezinho em seus braços e se der conta que agora é responsável por aquela vidinha, é que as coisas começarão a mudar de verdade. Por mais que você tenha mergulhado em dezenas de livro sobre “como criar seu bebê”, naquele momento em que você estiver cara a cara com o “gol”, você fará do seu jeito, sem seguir regras ou fórmulas. Só sabe o que é ter filho quem os tem. Então, se você ainda não foi agraciada ou não quer filhos, não julgue suas amigas que deixaram de participar de eventos e deixaram sua vida social quase inexistente após a chegada deles.

Acredite, ela agora tem um motivo muito importante para ficar em casa. E por mais que morra de vontade de estar presente, curtindo suas amigas, como nos velhos tempos, não é tão simples sair de casa se você não sabe quem poderá olhar suas crias para você por algumas horinhas.

Aquelas mães que podem contar com a mãe, com a sogra, com a tia, a madrinha, a amiga e até a super babá encantadora de bebês: não esqueça de agradecê-las e valorizá-las! Deem muitos abraços e beijos e não se cansem de apreciá-las! Nem todas as mães tem esse suporte. Aproveitem com sabedoria, pois ter alguém em que podemos confiar de olhos fechados para deixar nossos tesourinhos é uma benção!
E a você que acha que sua vida não mudará com a chegada de uma criança e que continuará fazendo tudo – ou quase tudo – como antes, ou melhor, com a mesma tranquilidade de antes só digo uma coisa: sabe de nada, inocente!

Cyn

***Se você possui os direitos autorais sobre qualquer imagem e deseja que elas sejam removidas deste blog, por favor, entre em contato.***

Anúncios

Um comentário em “Filhos & Vida Social

  1. Carla
    11 de março de 2015

    Eu adicionaria mais um topico: Presentes para seu filho: dona de cachorro eventualmente compra um ossinho para seu cachorro. Mae de cachorro nem pensa em comprar coisas pra ela e todas as compras passam a ser para seu cachorro, muitos brinquedos, novidades. Compras pela internet para seu bebe e idas a pet shop com seu filho passam a ser a melhor programacao!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em 16 de setembro de 2014 por em Ponto de Vista.
%d blogueiros gostam disto: