Afiadas

Cinco amigas cheias de criatividade e pontos de vista diferentes.

Mente Afiada

brain

A minha Dica Afiada de hoje é direcionada a todas que querem praticar exercícios…. cerebrais! Sim, exercícios desenvolvidos especialmente para manter a mente em forma. Afinal, não é só o nosso corpo que precisa ser estimulado.

A questão é: como exercitar o cérebro? De certa forma, passamos grande parte do nosso dia fazendo justamente isso. Ao ler um livro, escrever num diário ou praticar um ofício, estamos usando a nossa mente. Agora, assim como o nosso corpo precisa de novos movimentos para desenvolver diferentes músculos, o nosso cérebro também precisa de outros estímulos. Mas como conseguir isso, considerando a rotina exaustiva que a maioria de nós vivemos, praticando um verdadeiro malabarismo com nossas obrigações profissionais, familiares e pessoais?

A resposta é simples: tirando cerca de 10 minutos por dia para “malhar a mente”.

Faz um ano que descobri o Lumosity.com, um site dedicado a oferecer uma verdadeira ginástica cerebral a seus usuários. A ciência por trás do Lumosity tem sua origem na neuroplasticidade, termo que se refere à habilidade do cérebro de mudar constantemente em resposta a novas experiências. De acordo com o princípio da neuroplasticidade, nossas habilidade cognitivas são maleáveis, ou plásticas (daí o nome), quer dizer, novos estímulos são capazes de afetar a forma pela qual processamos informações, mesmo após atingirmos a fase adulta.

Sabe aquela sensação da sua mente estar expandindo quando você viaja para um lugar desconhecido, ou aprende um novo idioma? Então, de acordo com a neuroplasticidade, isso é seu cérebro formando novos caminhos neurais, ou mesmo reorganizando os já existentes. Em termos simplistas, você está se tornando uma pessoa mais inteligente.

A proposta do Lumosity é oferecer esses novos estímulos em forma de “jogos” que, além de divertidos, podem ser capazes de desenvolver habilidades cognitivas. São mais de 40 jogos criados por neurocientistas que trabalham diversas áreas do cérebro como Rapidez de Raciocínio, Memória, Atenção, Flexibilidade e Habilidade de Resolver Problemas.

O sistema é bastante simples: entre no site, crie um nome de usuário e senha e indique quais são as áreas do seu cérebro que você gostaria de exercitar, valendo, inclusive, marcar todas. Apenas alguns minutos por dia são o suficiente para você perceber sua mente “suando”. No final do treinamento, é possível ver o Lumosity Performance Index, índice que mede o desempenho de cada um nos jogos. É bastante recompensador ver como a nota em cada categoria vai aumentando na medida em que jogamos com mais frequência.

O sistema básico do Lumosity é gratuito, mas existe também a opção de pagar por uma assinatura – que pode ser mensal ou anual – para ter livre acesso a todo o conteúdo do site e jogar à vontade.

Para conhecer mais sobre a ciência por trás do Lumosity e também para começar seu treinamento, visite o site (www.lumosity.com) e leia o blog (http://blog.lumosity.com/). Quem preferir também pode baixar o aplicativo, disponível para iOS e Android, embora nem todos os jogos estejam disponíveis para uso em aparelhos celulares e tablets.

Para quem é competitiva, sugiro jogar ao lado do marido e depois comparar os resultados. É divertidíssimo ver como o cérebro feminino funciona de maneira mais acelerada em tantas categorias!

Minha nota? Quatro Moedas Afiadas!

Moedas Afiadas (quatro)

Fica a dica!

Escrito e publicado por Fernanda Cecília

***Se você possui os direitos autorais sobre qualquer imagem e deseja que elas sejam removidas deste blog, por favor entre em contato.***

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em 13 de agosto de 2014 por em Dica Afiada.
%d blogueiros gostam disto: