Afiadas

Cinco amigas cheias de criatividade e pontos de vista diferentes.

A Convidada Ideal

you're invited 2

 

Minha inspiração para esse post veio quando fui convidada para um jantar na casa de uma amiga. Não era uma data comemorativa, mas ela e o marido decidiram reunir amigos para comemorar a vida. Uma delícia!

 

Assim como existem regras para anfitriãs – prometo falar sobre isso num outro post -, existem, também, regras para convidadas.

 

Então, dedico o post de hoje para nossas leitoras que querem dicas de como ser convidadas ideais em pequenos jantares informais entre amigos.

 

1. Ao confirmar sua ida ao jantar, pergunte à sua amiga se você pode levar alguma coisa. Se ela responder que só quer sua presença, veja os itens 3 e 4 abaixo.

 

2. Nunca presuma que você sabe quem está na lista de convidados da sua amiga. Em outras palavras, nunca pergunte à outra amiga em comum se ela irá no jantar, pois ela pode não saber do evento. Nem todo mundo pode receber muitos convidados em sua casa de uma só vez por questões de espaço, por exemplo.

 

3. Não traga flores no dia do evento, pois isso irá ocupar sua amiga no momento da sua chegada (e ela provavelmente já estará ocupada com afazeres de última hora). Mostre que você é delicada e sensível e envie flores no dia seguinte com um cartão de agradecimento. Outra ideia é mandar entregar as flores horas antes do evento com um cartão dizendo que você está animada para o encontro, o que irá ajudar a decorar a casa dela para receber seus convidados. Eu optei por enviar flores no dia seguinte porque não sabia o tamanho do jantar (e se fosse algo grande, ela já poderia ter comprado flores e as minhas poderiam não combinar com as que ela já tinha).

 

4. Caso você opte por não enviar flores, sempre chegue com algum mimo. Pode ser um simples cartão escrito a mão, agradecendo o convite e elogiando a anfitriã pela iniciativa de reunir os amigos. Também pode ser algo mais incrementado, mas sempre acompanhado de cartão. Eu escolhi dar um kit de azeites da Premiere Pression Provence (http://www.ppprovence-brasil.com/) que sempre faz muito sucesso.

azeite

5. Chegando na casa da sua amiga, lembre-se de elogiar a arrumação dela para o evento. Evite comentários do tipo “que chique!” (sinceramente, não há nada mais cafona do que falar isso além de soar como recalque ou deboche, mesmo não sendo). Prefira simplesmente dizer que tudo está lindo ou de bom gosto e, se você quiser ser mais específica, elogie o que você gostou de forma direta. E lembre-se: o melhor elogio continua sendo perguntar onde ela comprou algo. Como diria o ditado, “Imitation is the sincerest form of flattery.”

 

6. Uma boa anfitriã sempre se preocupa com as restrições alimentares de cada convidado, mas se sua amiga sem querer servir algo que você ou seu marido não comam por motivo de gosto, simplesmente coma pouco (valendo comer quase nada). É o famoso “sujar o prato”. Uma boa anfitriã não irá perguntar o motivo da sua falta de apetite. Se o motivo for alergia, é melhor ser sincera e explicar que você não pode comer o que ela serviu, mas avise que você comeu algo leve antes de sair de casa (ela provavelmente terá uma Plano B na cozinha, nem que seja os nuggets congelados das crianças).

 

7. Lembre-se de só iniciar assuntos agradáveis durante o jantar. Esse não é o fórum para discussões acaloradas a não ser que os anfitriões iniciem alguma conversa desse tipo. Falar de alguma peça de teatro, filme ou documentário é sempre uma forma leve e prática de manter a conversa adequada. Uma boa convidada não monopoliza a conversa, mas também não fica muda.

 

8. Ainda sobre assuntos apropriados, evite qualquer tipo de declaração absoluta. No último jantar que eu fui, a anfitriã comentou que ela e o marido pensavam em adotar uma criança e a convidada exclamou “Não faça isso! Tenham seus filhos!” Quase engasguei com a comida (deliciosa, por sinal) ao ouvir algo tão indelicado. Essa convidada sabia se algum dos anfitriões ou outros convidados eram adotados? Ou seus pais? Ou seus irmãos? Quem é ela para dizer que filhos adotivos não são “seus filhos”? Uma lamentável falta de sensibilidade.

 

9. Se o jantar for do tipo buffet, fique a vontade para repetir a comida se você desejar. Eu já ouvi muita gente presumir que repetir a comida é falta de educação, mas isso é uma tremenda bobagem. Repetir a comida é sinal de que você gostou do que sua anfitriã serviu e é um dos elogios mais sinceros que existem. É claro que vale ter bom senso e não servir porções enormes, até mesmo porque fica feito no prato.

 

10. Caso a secretária do lar da sua amiga não esteja em casa na hora do jantar, sempre ofereça de ajudar na hora da arrumação, mas não insista se ela disser que você deve permanecer na sala. Pode ser que sua amiga prefira que os convidados fiquem conversando à mesa e que ela goste de lidar com questões logísticas sozinhas. Eu, pessoalmente, detesto que entrem na minha cozinha porque ela está sempre uma bagunça durante esses eventos.

 

11. Quando a anfitriã servir o café, discretamente avise seu marido que vocês irão embora em breve. Calcule 15 minutos no relógio e depois se despeça. Servir café é uma forma educada de encerrar a noite e bons convidados sabem reconhecer isso.

 

12. Uma convidada educada sempre agradece a anfitriã no dia seguinte usando o mesmo meio que ela usou para convidar você para o evento. Ela enviou o convite do jantar por e-mail? Então, você também deve enviar um e-mail agradecendo a hospitalidade e elogiando a noite. Se ela ligou para convidar você, faça o mesmo para agradecê-la. Se você tirou alguma foto durante a noite, esse é o momento para enviar a foto à sua amiga e agradecê-la pelo carinho.

 

13. Retribua o convite. Em outras palavras, organize um jantar na sua casa e convide sua amiga. E aí siga as regras de uma boa anfitriã, claro.

 

Escrito e publicado por Fernanda Cecília

***Se você possui os direitos autorais sobre qualquer imagem e deseja que elas sejam removidas deste blog, por favor entre em contato.***

 

 

 

 

Anúncios

4 comentários em “A Convidada Ideal

  1. Larissa
    8 de agosto de 2014

    Adorei as dicas, Fê!!! Nossa, queria “tag” umas 20 pessoas neste post (estou achando que isso aqui é instagram!rs). Muito, muito, muito útil!!!
    Mil beijos.

    Curtir

  2. asafiadas
    9 de agosto de 2014

    Eu ainda não identifiquei se sou pior convidada ou anfitriã…
    Didi Vasconcelos

    Curtir

  3. Fernanada Costa
    18 de agosto de 2014

    Adorei !!!!

    Curtir

  4. Fernanda
    19 de agosto de 2014

    Até parece, Didi! O último jantar na sua casa foi ultra elegante!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em 6 de agosto de 2014 por em Ponto de Vista.
%d blogueiros gostam disto: