Afiadas

Cinco amigas cheias de criatividade e pontos de vista diferentes.

Bento Gonçalves

Jpeg

 

Existe um lugar no Brasil pelo qual sou apaixonada. Já fui duas vezes e, se depender de mim, volto ainda esse ano: Bento Gonçalves. Situado na serra gaúcha, é um lugar para quem gosta de beber e comer bem, sem fazer questão de baladas.

Das duas vezes em que fui, era verão. Minha primeira experiência foi em um carnaval, que coincide com a época da colheita. Isso significa que há algumas atividades específicas desse período do ano, como fazer a coleta e o pisoteio da uva. Na segunda vez, era fim do ano e passei a virada lá. Achei bem divertida a festa que hotel fez e a comida é de primeira. Não custa repetir que é um clima bem de casal e família, então, não recomendo para quem procura um amor de férias…

Jpeg

 

Como sou fã assumida, reuni as principais dicas nesse post:

1) Onde ficar:

Das duas vezes em que fui, fiquei no mesmo hotel, Hotel & Spa do Vinho Caudalie (http://www.spadovinho.com.br). Ele é vinculado à Miolo, então fica no meio dos vinhedos, com uma paisagem maravilhosa e você ganha a visitação e degustação para a vinícola. Não é exatamente barato, mas o custo/benefício compensa muito. Caso você se interesse por esse hotel, vale a pena checar o site deles ou ligar para lá, pois eles oferecem alguns pacotes muito interessantes que incluem day spa (com massagem e banho) e algumas refeições além do café da manhã, que é espetacular! O Spa deles é sensacional e acho que vale a pena uma massagem (ainda que não esteja incluso na diária) porque dá direito à utilização da infraestrutura que é excelente, com piscina aquecida e lanchinhos. Mas, atenção: tem que agendar o Spa antes da viagem pois ele costuma lotar! Último detalhe (importantíssimo): esse hotel costuma promover degustações de vinícolas da região na própria adega e sem custo adicional. Mas tem que ficar de olho, procurar se informar por lá e se inscrever assim que divulgarem, pois são poucos os lugares.

Jpeg

2) Como chegar e se locomover:

Supondo que você precise ir de avião, ao chegar em Porto Alegre, você terá mais uma viagenzinha de aproximadamente uma hora e meia até Bento. O trânsito na capital do estado pode alterar em muito esse tempo de trajeto.

Para chegar no Vale dos Vinhedos e passear por lá, há duas opções: alugar um carro ou contratar transfer de ida e volta e passeios avulsos. A primeira opção é mais barata e te dá mais mobilidade e liberdade, acho melhor, mas existe o problema da Lei Seca. Se você optar pela segunda opção, que é mais cara, mas mais confortável, existe uma operadora de turismo de lá que é excelente, a Salini Turismo. Quem me indicou foi o hotel e fiquei bastante satisfeita.

 

3) A grande atração: Vinícolas!!

a) Miolo: é bastante grande. A degustação é bem interessante para iniciantes pois ensina a distinguir as cores do vinho e aroma, mas é bem básico. É uma vinícola grande e industrial. Para quem já conhece vinho, vale a pena para conhecer o funcionamento das vinícolas maiores e mais industrializadas. Para quem não conhece tão bem vinho, é um bom começo. Como está incluída no hotel, sempre vale se você se hospedar lá.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

b) Salton: outra vinícola grande e industrial. Lá, eles contam a história da família e, se eu tivesse que escolher entre a Miolo e a Salton, eu iria na Salton por isso. Mas, para iniciantes, a Miolo é mais didática. É bem bonita a Salton, tem uns jardins bons para fotos. Se for lá, peça a degustação melhor, que é mais cara, mas muito mais interessante. Lembrando que o forte da Salton, na minha opinião, são os espumantes. E, nessa opção mais cara, você pode pedir outras opções que, se eles tiverem lá, acabam te dando para provar.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

c) Valduga: Almoço imperdível!! Vale a visitação e degustação, pois há vinhos muito bons (a série Mundus tem alguns tintos que são interessantes) e também espumantes excelentes. Nesse ponto, a visitação se destaca, pois explica bem e mostra a diferença entre o método charmat e champenoise. Se puder ir em dia útil, dá para ver um passo interessante desse último, que é a colocação da rolha na garrafa de espumante. De qualquer forma, dê um jeito de almoçar lá, os vinhos são baratos e a comida excelente no sistema rodízio (não é churrascaria, mas comida italiana deliciosa).

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

d) Almaúnica: não visitei, infelizmente, mas fizemos uma degustação dos vinhos no próprio hotel. Os tintos são os melhores da região, na minha opinião!! A espumante também é excelente. É uma vinícola pequena, com produção limitada, mas que só usa barril de carvalho francês para envelhecer o vinho (o que eu amo). Tem que experimentar os vinhos de lá obrigatoriamente rsrs!! E, se der, traga na mala (pode me dar um de presente também rsrs)!!

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

e) Outra famosa que não visitamos, mas nos recomendaram é a Lídio Carraro. Como é industrial e não sou fã dos vinhos de lá, acabei preferindo relaxar na piscina do hotel, que tem uma hidro ao ar livre irresistível!

 

4) Casa da Madeira:

Tem suco de uva, geleias, esse tipo de coisa. Tudo de lá é muito gostoso e chega no Rio de Janeiro, em poucos lugares, e custando caro. Se passar lá, sugiro experimentar a geleia de Malbec.

 

Só de escrever e relembrar esse lugar maravilhoso, fiquei com mais vontade de voltar…

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

 

Escrito e publicado por Letícia (com a ajuda luxuosa de Fernanda Cecília para a publicação)

Anúncios

Um comentário em “Bento Gonçalves

  1. Fernanda Cecília
    3 de agosto de 2014

    Eu fui durante o carnaval e tb recomendo! O lugar é lindo! Agora, para quem tem marido antisocial é bom avisar que existem vários programas coletivos… rsrsrs

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em 1 de agosto de 2014 por em Dica Afiada.
%d blogueiros gostam disto: